Dilatação Térmica: Torre Eiffel


Torre Eiffel
      Após tanto tempo "em espera", estou aqui de volta, na verdade estava sem ideias! afinal é um tema complexo. Falar sobre Física, pra mim, é algo que exige bastante reflexão, para que os leitores entendam aquilo que tento passar.
      Um tema bem interessante e que não exige tanto conhecimento: a Dilatação e a Contração Térmica, coisa que muitos vão achar "inútil" por já conhecerem o fenômeno. 
     Um Professor de Física, ao visitar a Cidade Luz, lembrou de conteúdos estudados ainda no ensino médio e recordou que a Torre Eiffel, feita de metal, sofre dilatação e contração térmica conforme a temperatura muda.

      Segundo o professor, a temperatura de Paris varia entre -5ºC e 35ºC durante o ano, gerando uma amplitude térmica de 40ºC ( 35 -(-5) = 40). Lembrando que a torre possui cerca de 324 metros, e que o coeficente de dilatação linear do ferro (uma espécie de constante, válida para todo material feito exclusivamente de ferro) vale:
1,2 . 10-5 ºC -1 

Fórmula da Dilatação Térmica (Linear)
       
ΔL = L 0 . α . Δθ 

Onde:  ΔL = Variação do Comprimento;
           L 0  =  Comprimento Inicial;
           α =  Coeficiente de dilatação linear;
           Δθ = Variação da Temperatura.

Aplicando as devidas substituições na fórmula:

ΔL = 324 .  1,2 . 10-5 . 40 
ΔL 0,15 m
ΔL 15 cm

       Conclui-se então que durante o decorrer de todo o ano, a torre sofre dilatação (expansão) e contração térmica de aproximadamente 15 cm!
       Como esse valor é quase desprezível  comparado aos 324 metros da Torre Eiffel, isso passa despercebido pelos nossos os olhos, entretanto se houvesse medições na torre durante o ano, seria comprovado na prática este fenômeno! 

Comentários

  1. fantástico, 15 cm e muita coisa sim, 324-0,15 = 323,85, como vc disse se medissem ela durante o ano deixaria as pessoa de boca aberta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente ...