Átila, o Huno

Fronteiras do Império Huno, Império Romano Ocidental e Oriental.
      Um dos mais temidos homens da Antiguidade, Átila, o Huno. 
      Os Hunos eram povos originários da Ásia (nas proximidades do Leste europeu), como os próprios romanos diziam, eram povos bárbaros e viviam de forma bem diferente dos "civilizados" cidadão do Império Romano, eram em parte agricultores e pastores, entretanto, eram famosos por serem exímios guerreiros, o fato que nos interessa.
      Após o apogeu de Roma com o Imperador Trajano no século II d.C, verificava-se um constante declínio do império que uma dia havia sido o mais poderoso. Com a rápida ascensão dos bárbaros denominados germânicos (godos, burgúndios, lombardos e vândalos) e com o império em declínio, outros povos bárbaros vindos de outras regiões aproveitaram-se da fragilidade de Roma, como os eslavos e os Hunos.
Átila o Huno, segundo desenho do século XIX.
      Átila era um dos sobrinhos do rei huno Huga, disputava a sucessão com seu irmão Bleda, após a morte do tio, lutou pela sucessão por algum tempo e acabou tornando-se o novo rei Huno, promoveu um imenso projeto expansionista, Átila construiu um império que se estendia da Ásia Central a Alemanha.
      Considerado o maior "carrasco" de Roma, foi um astuto general e ameaçou, por muitas vezes, tomar o Império romano. Também era conhecido pelas suas brutais táticas de combate, uma delas consistia em, junto com outros homens, segurar os membros do inimigo capturado e puxá-los até que fossem arrancados do corpo!
      Após uma série de acordos, ele apossou-se de terras da província italiana que era o coração do Império, terras até então nunca conquistadas. devido a um inexplicável e suspeito acontecimento, Átila teria se suicidado após uma refeição, porém alguns historiadores atribuem o fato de Átila ter sido envenenado por homens ligados a Roma.
      Apesar de não ter deixado herdeiros ou feitos notáveis, Átila é lembrado como um exímio comandante e um grande inimigo do Império Romano.




Comentários