Ivan, O Primeiro Czar da Rússia

Em um período onde a Rússia atual estava politicamente fragmentada, surgiu, nesse cenário, uma figura peculiar, Ivan IV ou "Ivan, o Terrível", foi o primeiro czar (césar, imperador) da Rússia e unificou grande parte do território russo atual.
Conhecido pelo sua fama de "Terrível"
, Ivan utilizava de métodos brutais para governar, possuía uma forte personalidade e governava com "mãos de ferro", título dado posteriormente a Stalin, principal ditador da antiga URSS.
Em um dos capítulos de sua história, Ivan, em um súbito nervosismo, matou o próprio filho após uma discussão!

Muitos devem ter ouvido falar na CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO, uma grandiosa estrutura que havia sido construída sob ordem do czar. Reza a lenda que após a construção da catedral, Ivan teria mandando arrancar os olhos dos arquitetos que a Projetara, para que eles não construíssem tal obra em qualquer outro lugar do mundo. Para os padrões atuais, ele seria considerado um louco, porém um astuto governante. Devido a sua excessiva crueldade, Ivan foi exilado, porém, foi clamada a sua volta, pois preferiam um tirano aos caos!, além disso, ele idealizou o projeto expansionista rumo a sibéria.

Esse notável cidadão, apesar de seus ideais cruéis, contribuiu para a Unificação da Rússia e construiu O Maior País em extensão territorial!




Comentários